Vulcanologia
O vulcanismo primário é caractezido pela ocorrência de erupções vulcánicas. Durante a erupção são emitidos materiais no estado líquido, sólido e gasoso. As estruturas naturais que permitem a formação destes materiais do interior do nosso planeta são os aparelhos vulcânicos.
As manisfestações do vulcanismo primário podem distinguir-se em dois tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural.
O vulcanismo do tipo central é o mais vulgar, onde o aparelho vulcânico designa-se por vulcão e é constituído pelo cone vulcânico, chaminé vulcânica, cratera e câmara magmática (onde se encontra o magma fundido e todos esses materiais designam-se por bolsada magmática e a cobrir a bolsada magmática é que se encontra a câmara magmática e as rochas que as envolve designam-se por rochas encaixantes.
O magma além da fase líquida, o magma contêm uma fase gaoso e também sólida.
A fase gasosa é composta por vapor de água, dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
A fase sólida é composta por minerais que se formam no seio do magma ou por mineirais que ainda não foram fundidos aquando o processo de formação do magma.
As caldeiras formam-se devido ao esvaziamento total ou parcial da câmara magmática, que torna o aparelho vulcânico instável e por falta de apoio de sustentação do cone, pode originar ao seu abatimento.
No vulcanismo de tipo fissural, as erupções são originadas por fracturas da superfície terreste. O material expelido preenche vales profundos e terrenos acidentados e formam assim grandes planaltos de acumulação vulcânica.
Durante uma erupção vulcânica os materias resultantes da explosão de lava designam-se por piroclastos (cinzas, lapilli e bombas).
A lava pode ser classificada devido à quantidade de sílica (Lava básica, intermédia e ácida). Outro critério de classificação é a sua viscosidade e o que depende a viscosidade são a temperatura da lava, a quantidade de sílica e a capacidade de