Tarefa 1
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
(Modalidade à Distância)
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Milene Pinheiro Machado
Módulo I – Disciplina 2 / Semana I – Tarefa 1
Santo Antônio da Patrulha
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
(Modalidade à Distância)
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
TAREFA 1 – Síntese comentada
O período colonial foi marcado por uma economia que tinha sua base na exploração da mão de obra escrava, a qual era necessária para extração de riquezas e produção de bens a baixo custo para comercialização na Europa. Além disso, o fato de estarmos subordinados econômica e politicamente à coroa Portuguesa, fez com que toda a produção fosse exportada sem um retorno positivo para a nossa economia.
A situação começa a mudar com a independência do Brasil e sua autonomia funcional, que levam à crise econômica, financeira, política e social. Todos esses fatos desencadearam um processo de mudanças, a qual fez com que o país buscasse por novos investimentos e melhores condições financeiras.
A partir de 1850 com o surgimento de empresas e indústrias o Brasil começa a prosperar, e o que antes era investido em mão de obra escrava, agora passa a ser destinado em novos empreendimentos. Mesmo com o acontecimento da Guerra, que durou cinco anos (1860-1865), a qual não produziu resultados positivos para o Brasil, pelo contrário só gerou dividas, ainda assim o Brasil prosperava.
Muitos avanços começam a surgir a partir do ano de 1870, entre eles o investimento em mão de obra especializada e o fortalecimento da economia com os novos empreendimentos industriais como a construção de estradas de ferro, aparelhamento portuário e obras urbanas.
Já em 1889 extingue-se o Império, e surge a República, a qual se estende até