Vulcanologia
Vulcanismo
O vulcanismo é uma das manifestações da energia interna da Terra que melhor reflete a quantidade acumulada no seu interior. O que pode ser libertado durante uma erupção vulcânica, onde se assiste a um conflito entre os quatro elementos que a constituem: fogo, ar, água e terra.
Vulcanologia
Qualquer que seja a sua natureza, cada erupção vulcânica faz ascender à superfície amostras de rochas provenientes do interior da Terra, fornecendo, deste modo, informação sobre a constituição interna do nosso planeta. Uma erupção vulcânica corresponde à subida de magma oriundo de zonas profundas e cuja temperatura é cerca de 1000ºC.
O gás que o magma contém, é que determina o tipo da erupção (explosiva ou efusiva). O vulcanismo terrestre e o vulcanismo que tem lugar no fundo dos oceanos mostram que a Terra é um planeta ativo.
Vulcão
O vulcão é um aparelho natural que é composto por:
- câmara magmática (situa-se na base do cone vulcânico e é o reservatório do magma antes de ser expelido para o exterior);
- chaminé (canal por onde ascende o magma);
- cratera (situa-se na parte exterior da chaminé, é a abertura por onde são expulsos os produtos vulcânicos);
- cone vulcânico (forma de relevo quase sempre cónica que resulta da acumulação de magmas);
- cone vulcânico adventício (forma-se a partir de uma ramificação da chaminé e cresce nos flancos do cone principal).
Durante uma erupção vulcânica a ascensão do magma dá-se a partir da câmara magmática ou da bolsada magmática (quando a dimensão é menor) ao longo da chaminé vulcânica. A saída do magma é feita através da cratera, a qual varia de forma, consoante o tipo de erupção, originando vulcões do tipo fissural e vulcões do tipo central, por onde são expelidos diversos tipos de materiais: lavas, produtos gasosos e piroclastos. A lava do vulcão, ao arrefecer, vai solidificar, formando colinas mais ou menos elevadas: cones vulcânicos.
Vulcanismo