Nitrocompostos
Os fenóis ou benzenois são compostos orgânicos que apresentam o grupo hidroxila (O – H) ligado de forma direta a um carbono do núcleo benzênico. Exemplo:
Fenol
O grupo OH também é denominado Hidróxi, por isso o fenol é chamado de hidroxibenzeno. Em razão da sua capacidade de reagir com bases, recebe a denominação de ácido fênico.
O fenol é extraído da natureza, do alcatrão da hulha. Os compostos fenólicos são pouco solúveis em água, sólidos, incolores, apresentam caráter ácido e são tóxicos. Essa característica ácida é decorrente da presença do hidrogênio na hidroxila. O grupo se desprende por ionização quando entra em contato com a água, e torna a solução mais ácida.
Os fenóis são muito usados na indústria, na fabricação de perfumes, resinas, vernizes, tintas, adesivos, cosméticos, corantes e explosivos. Eles possuem ação bactericida devido ao mecanismo de coagularem proteínas de micro-organismos como as bactérias e fungos. Nas fazendas, usa-se uma mistura dos fenóis orto, meta e paracresol para a desinfecção do local de ordenha das vacas, para não haver contaminação do leite. Essa mistura de fenóis é conhecida popularmente como Creolina.
Essa propriedade bactericida e fungicida dos fenóis foi descoberta por volta de 1870. Nessa época era comercializado como antisséptico na forma de solução aquosa, e foi fundamental para diminuir o número de mortes causadas por infecção pós-operatória.
Mas o uso do fenol para assepsia foi proibido após a descoberta que este composto causa queimaduras quando em contato com a pele, por ser corrosivo, e ainda é venenoso quando ingerid
Os fenóis constituem uma das mais importantes funções da Química Orgânica. São compostos que possuem um ou mais grupamentos – OH (hidroxilas) ligados ao anel benzênico. Possuem fórmula geral Ar – OH e são encontrados no alcatrão da hulha e da madeira.
São utilizados como desinfetantes e germicidas, na conservação da madeira, na produção de explosivos, perfumes, na