ROTEIRO – ATIVIDADE SUBSTITUTIVA
Disciplina: Normas e Certificações em Responsabilidade Social
Professora: Michelle Queiroz Coelho
Aluno:
Passo 1: Escolher pelo menos duas empresas destacadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013
Passo 2: Correlacionar as práticas premiadas em cada uma das empresas com pelo menos um tema e uma questão da ISO26.000, justificando sua resposta.
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-empresas-premiadas-pelo-guia-exame-sustentabilidade-2013
Votorantim Metais = projetos de redução e reaproveitamento das sobras dos processos industriais.
Tais projetos promovem o combate ao desperdício, e ainda geram lucros. Eles podem ser correlacionados ao 4º tema central da ISO26000, Meio Ambiente, e dentro desse tema, à primeira questão, Prevenção da poluição.
As sobras dos processos industriais geralmente retornam para o meio ambiente como agentes poluidores, devido às transformações sofridas durante os processos industriais. Uma política de redução de sobras já traria benefícios ao processo, por diminuir a quantidade de agentes poluentes lançadas no ambiente; com o processo de reaproveitamento dos restos, garante-se a redução drástica da poluição.
Esses projetos também se encaixam na definição de Responsabilidade Social, em Cadeia de valor, que é uma sequência completa de atividades ou partes que fornecem ou recebem valor na forma de produtos ou serviços, através dos resíduos descartáveis que transformam-se em produtos vendáveis e acabam favorecendo as práticas agrícolas, gerando ainda retorno financeiro.
A transformação de um resíduo intermediário do cobre em insumo de fertilizantes, e a conversão do pó de calcário em um produto corretor da acidez do solo agrícola garantiram para a empresa o retorno de mais de uma dezena de milhões de reais, o que justifica a correlação com cadeia de valor.
Fibria = Diálogo e contribuição para o desenvolvimento da região onde atua.
Com o intuito de reduzir conflitos