Nitrocompostos
Os nitrocompostos são substâncias que contêm um ou mais grupos nitro (NO2) em sua molécula. Os nitrocompostos aromáticos são muito utilizados como explosivos.
Os nitrocompostos aromáticos são muito usados como explosivos
Os nitrocompostos são caracterizados pela presença do grupo funcional a seguir: Dentre seus derivados, o mais conhecido é o nitrobenzeno, que é um líquido amarelo, tóxico, insolúvel na água, denso e usado como solvente de substâncias orgânicas. Esses compostos são bastante reativos, por isso são largamente utilizados como explosivos. Alguns exemplos muito conhecidos são o 2-metil-1,3,5 – trinitrobenzeno ou 2,4,6-trinitrotolueno (TNT), o 2,4,6 – dinitrotolueno (DNG) e a trinitroglicerina (TNG), que, além de ser um explosivo, também é usada como vasodilatador coronário em caso de risco de infarto. Os compostos acima são todos aromáticos, sendo que quanto maior a quantidade de NO2 em suas moléculas, mais explosivo ele será. Suas preparações e propriedades são muito diferentes das dos nitrocompostos alifáticos. Os nitroalcanos são líquidos incolores, polares, também insolúveis em água e usados em sínteses orgânicas, como intermediários e como solventes.
A nomenclatura dos nitrocompostos obedece à regra abaixo, estabelecida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC): Assim, temos os seguintes nomes para as estruturas de nitrocompostos abaixo:
H3C__NO2: nitrometano
H3C__CH2__NO2: nitroetano
H3C__CH2__ CH2__NO2: 1- nitropropano
Observe no último exemplo que foi necessário numerar de onde está saindo o grupo funcional da cadeia carbônica. Essa numeração sempre é feita iniciando-se na extremidade mais próxima do grupo funcional. Veja como isso é feito no exemplo abaixo: