Diodos especiais
Caxias do Sul, 9 de Novembro de 2011
Diodo de barreira Schottky
Esse tipo de diodo é muito utilizado na fabricação de circuitos integrados, já que consegue-se um tamanho bem pequeno na sua construção, que se baseia na união de um metal e um semicondutor. Esse diodo trabalha em freqüências muito altas, na faixa de 70GHz. Os diodos Schottky são projetados para operar em temperaturas mais baixas (< 125 ºC) tendo correntes de fugas maiores e uma queda de tensão no sentido direto menor, a recuperação reversa do diodo Schottky é muito rápida, bem mais do que um diodo retificador. Em relação ao diodo de junção PN, esse diodo tem uma desvantagem: sua corrente de fuga é maior. Também pode ser chamado de diodo HCD (Hot Carrier Diode).
Fig. 01 – Constituição de um diodo de barreira Schottky
Os níveis de energia entre o semicondutor e o metal são diferentes, assim, na polarização direta, cria uma corrente no mesmo sentido. Já na polarização reversa, a barreira é aumentada, impedindo a passagem de corrente.
Alguns modelos comerciais: BAT54 , 1N5711 , 1N6263 , BAR43 , BAR43C , linha TMMBAT
Preço: na maioria dos tipos, esses diodos são bem baratos, assim muitas vezes só são vendidos em grandes quantidades e para comprar é direto do fabricante.
Fig. 02 – Símbolo diodo Schottky
A tensão no díodo Schottky também é muito menor que a do díodo p-n, para a mesma corrente direta. Assim, uma tensão limiar de cerca de 0,3 V é razoável para díodo metal-semicondutor, enquanto para uma barreira p-n, a tensão limiar é 0,6 V. Assim o díodo metal-semicondutor é mais próximo do díodo ideal do que um díodo p-n.
Diodo Varicap ou Varactor
Os diodos Varicap são componentes bem diferentes, são usados como capacitores, já que ele é otimizado para trabalhar com polarização reversa, diminuindo sua capacitância conforme essa tensão aumenta. A principal