Diodos Especiais
Nome: Joaquim Pedro Pereira Cardoso
Turma: 3AEL Professor: Edilson
Diodo Zener
Estrutura: Um díodo zener é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio) e por dois terminais, o Ânodo (A) e o Cátodo (K).
Funcionamento: Vimos que o díodo rectificador se comportava quase como isolador quando a polarização era inversa. O mesmo se passa com o díodo zener até um determinado valor da tensão (VZ), a partir do qual ele começa a conduzir fortemente. Isso é explicado pelos efeitos Zener e Avalanche.
Utilização: Se desejarmos alimentar uma carga qualquer com uma tensão invariável, perfeitamente isenta de qualquer variação ou flutuação, nada mais há do que montar o sistema constituído pelo díodo zener (polarizado inversamente) e a resistência limitadora R, de tal modo que o díodo fique em paralelo com a carga.
Fotodiodo
Estrutura: É um componente eletrónico e um tipo de fotodetector. É uma junção PN designada para responder a uma entrada óptica
.
Funcionamento: O funcionamento do foto-diodo baseia-se no fato de que os fótons que se chocam com a junção produzem pares de elétron-lacuna, por cederem sua energia, facilitando a corrente elétrica. O feixe de luz incidente na junção tem efeito semelhante ao da corrente de base em um transistor convencional, Quando a luz incide exatamente na junção, a resposta do foto-diodo é maior, reduzindo-se rapidamente de cada lado da junção, à medida que se afasta dela.
Aplicações: Fotodiodos podem ser usados tanto na polarização reversa quanto na polarização direta. Na polarização reversa, a luz que incide sobre o fotodíodo faz a corrente transcorrer através do dispositivo, levando-a a ir para o sentido frontal. Isso é conhecido como o efeito fotoelétrico, e é a base das células de captação de energia solar - aliás, uma célula de captação de energia solar é apenas um monte de grandes, e baratos,