Diodos especiais
Introdução
Com a diversificação dos tipos de materiais e da forma de construção utilizados para o desenvolvimento de componentes semicondutores, foi possível observar a ocorrência de diferentes tipos de fenômenos físicos. Alguns deste fenômenos foram aproveitados para o desenvolvimento de componentes eletrônicos especiais.
LED
É um tipo especial de diodo semicondutor que emite luz quando é polarizado diretamente. O nome LED vem de sigla em inglês Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz. Ele é representado pelo símbolo da figura a seguir:
Símbolo do diodo emissor de luz – LED Os diodos LED são encontrados com as mais diversas formas e dimensões. A figura seguinte apresenta alguns tipos construtivos de diodos LED.Tipos de diodos LED
Tipos de diodos LED
Funcionamento
A circulação da corrente se processa pela liberação de portadores livres na estrutura dos cristais. O deslocamento de portadores de banda de condução provoca a liberação de energia (emissão de fótons) em forma de luz.
1 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais
Fenômeno de emissão de fótons O cátodo de um diodo LED pode ser identificado por um “corte” na base do encapsulamento.
Localização do cátodo em um diodo LED Quando o diodo LED é polarizado diretamente entra em condução, permitindo a circulação de corrente.
Ligação do diodo LED
2 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais
O diodo LED é utilizado principalmente em substituição às lâmpadas incandescentes de sinalização, devido a uma série de vantagens que apresenta, tais como:
• • • •
Baixo consumo Alta resistência a vibrações Nenhum aquecimento Grande durabilidade
LED bicolor
O LED bicolor consiste, na verdade, de dois LEDs colocados dentro de uma mesma cápsula. Estes LEDs têm três terminais.
LED bicolor
Um dos terminais é comum aos dois LEDs. Dependendo da cor que se deseja acender, polariza-se um dos diodos.
Terminais do LED bicolor
3 SENAI/SP Texto Base 2 - Diodos Especiais