Formação rh
Antes da revolução Industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições , criando , dessa forma , um ambiente generalizado de medo .
Com a Revolução Industrial, investimentos cada vez mais pesados foram feitos com o objetivo da eficiência dos processos industriais que, por sua vez , passaram a exigir maiores e mais recompensadores retornos.
Acreditou-se que a maioria dos trabalhadores escolheria os seus empregos não tanto pelo tipo de trabalho ou pelo conteúdo dos cargos, mas principalmente o faria tomando por base a remuneração. Mas o inesperado aconteceu, dentro do ambiente de incentivo a produtividade máxima, os trabalhadores logo perceberam que estavam arriscando sua própria segurança no trabalho, poderiam receber salários maiores, mas isso requeria número menor deles para atingir a mesma produtividade, sendo assim optaram por atitudes que levassem à sua restrição da produtividade, salvando sua permanência no emprego por mais tempo.
Elton Mayo surgiu com uma nova filosofia administrativa, ele percebeu que a importância de considerar a pessoa na sua totalidade. Resolveram motivar os funcionários com ênfase no comportamento social dos mesmos. Os administradores e supervisores passaram a procurar fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância pessoal no trabalho.
A partir desse novo modelo de compreensão do ser humano em situação de trabalho passou-se a valorizar a intensificação dos canais de comunicação. Os trabalhadores deveriam conhecer de forma tão ampla tudo o que dissesse respeito à organização. Conseqüentemente, as formas de recompensas dos esforços no trabalho deixaram de ser individuais pra ser aplicadas sob a forma de incentivos grupais. A motivação estava sendo nesse momento considerada parte integrante de um processo grupal.
A partir de então as pessoas dentro das organizações passaram a ser vistas como depositárias de talentos potenciais, cabendo à administração encontrar