nitrocompostos
-Grupo funcional:
R3-C-NO2
O nome oficial da (Iupac) de um nitrocomposto segue o esquema:
Nitro + prefixo + infixo + O
Observe os exemplos a seguir:
H3C__CH2__NO2: nitroetano
1.1 Propriedades dos nitrocompostos: Forças de interação molecular:são substancias polares que tem forçasintermoleculares dipolo-permanente.
Estado de agregação: os nirocompostos de massa molecular baixa são líquidos em fluidos. A medida que a massa molecular aumenta, vão se tornando cada vez mais viscosos. ponto de fusão e ebulição: os nitrocompostos apresentam ponto de fusão e ebulição bastante elevados. Densidade: são bem mais densos que a água. Solubilidade: o nitrometano e o nitrobutano são poucos solúveis em água devido a sua baixa massa molar, já os demais são insolúveis.
Reatividade: são compostos bastantes reativos.
Aplicação práticas:
Esses compostos são bastante reativos, por isso são largamente utilizados como explosivos. Alguns exemplos muito conhecidos são o 2-metil-1,3,5 – trinitrobenzeno ou 2,4,6-trinitrotolueno (TNT), o 2,4,6 – dinitrotolueno (DNG) e a trinitroglicerina (TNG), que, além de ser um explosivo, também é usada como vasodilatador coronário em caso de risco de infarto.
1.2 Reação de halogenação em nitrocompostos: A reação de halogenação, ou também conhecida como reação de substituição, consiste em substituir um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de nitrocompostos por um ou mais átomos de halogênio.
-Condição de reação: é feita principalmente com cloro Cl2(g), e bromo Br2(g), na presença de luz ultravioleta ou de um forte aquecimento a 300°C.
Exemplo:
-Aplicação industrial: a reação de halogenação com o cloro gasoso produz o ácido clorídrico HCl, que será usado como intermediário na indústria petroquímica.
Veja o fluxograma, a seguir:
1.3 Reação de alquilação em nitrocompostos:
A