Funções Administrativas
As funções administrativas são consideradas como processo administrativo que isoladamente se resume em quatro passos:
1-Planejamento
2-Organização
3-Direção
4-Controle
1-O Planejamento: a função que determina quais são os objetivos, as metas que devem ser atingidas e como fazer para atingi-las, um modelo teórico para ação futura. (Onde, o que, quando e como). Começa com objetivos e define os planos.
Planejar é organizar, dirigir, controlar.
Existem 3 níveis de planejamento:
-Estratégico: é genérico, aborda a empresa como uma totalidade, a extensão do tempo é em longo prazo.
-Tático: mais detalhado que genérico, aborda cada unidade da empresa separadamente, a extensão do tempo é em médio prazo.
-Operacional: é específico, aborda cada tarefa, a extensão de tempo é a curto prazo.
2-Organização: organizar, estruturar e integrar depende do planejamento, da direção e do controle. É determinada as atividades específicas, agrupada as atividades em uma estrutura lógica e designada as atividades.
A organização é dividida em três níveis:
-Institucional: desenho organizacional, a empresa como uma totalidade
-Intermediário: desenho departamental, cada departamento isoladamente
-Operacional: desenho de cargos e tarefas, cada tarefa ou operação
3-Direção: vem logo após do planejamento e organização. Faz as coisas andarem e acontecerem, aciona e dinamiza a empresa, relacionada a ação, com a atuação sobre os recursos humanos da empresa, se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. Envolve orientação, assistência a execução, comunicação, motivação, enfim, todos os processos por meio dos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comportem dentro das expectativas e consigam os objetivos da organização.
Existem três níveis de direção:
-Institucional: direção