função
A memória é um dispositivo que armazena informações utilizada em computadores, periféricos e também em microcontroladores. Sua função é armazenar dados para endereçamento, programação e para constituir o conjunto de programas internos para a funcionalidade do próprio sistema.
Outro tipo de aplicação para a memória seria utilizá-la para executarem quaisquer funções de circuitos combinacionais e também, com o auxílio de contadores comuns e conversores, gerar formas de onda de diversas maneiras de modo mais simples.
Classificação das Memórias
Podemos classificar as memórias em vários itens diferentes, sendo os principais:
1234-
Acesso
Volatilidade
Troca de Dados
Tipo de Armazenamento
1- Acesso
As memórias acessam informações em lugares denominados localidades de memória. Cada uma dessas localidades de memória possui um conjunto de bits que nos permite seu acesso, chamado endereço.
O tempo de acesso de uma memória é o tempo necessário desde a entrada de um endereço até a o momento em que a informação apareça na saída. Para as memórias de escrita/leitura é também o tempo necessário para a informação ser gravada.
Podemos ter dois tipos de acesso a uma dada localidade de memória:
Acesso seqüencial
Acesso aleatório
As memórias que utilizam o acesso seqüencial, dado o endereço de certa localidade, permitem que se chegue até esta, passando por todas as localidades intermediárias. As memórias mais comuns com esse tipo de acesso são as que operam com fita magnética.
Uma característica importante desse tipo de acesso é que o tempo de acesso depende do lugar onde a informação está armazenada, pois temos de passar por todas as localidades intermediárias até chegar á informação em si.
As memórias que utilizam o acesso aleatório, dado um endereço de certa localidade, permitem que se chegue até esta diretamente, sem que necessitemos passar pelas localidades intermediárias. As principais memórias desse tipo são as memórias RAM