função injetora
Equação do 2º grau
São Miguel dos Campos- AL, maio de 2014. Sumário: Introdução: ------------------------------------------------------------ Pág. 1
Desenvolvimento: --------------------------------------------------- Pág. 2
INTRODUÇÃO
A resolução de uma equação do 2º grau nos parece hoje bem simples. Ao ensiná-la, limitamo-nos em geral a mostrar que a conhecida fórmula para as soluções de ax²+bx+c=0, chamada em muitos livros didáticos de “fórmula de Báskara”, pode ser obtida pelo processo bem conhecido de “completar os quadrados”. Por vezes, se mostra também como justificar geometricamente isso, o que já era conhecido pelos matemáticos árabes, como al- Khowarizmi² , em torno de 825 d.C.
Equações algébricas são equações nas quais a incógnita x está sujeita a operações algébricas como: adição, subtração, multiplicação, divisão e radiciação.
Exemplos:
a x + b = 0 a x² + bx + c = 0 a x4 + b x² + c = 0 Pág. 1
DESENVOLVIMENTO
Uma equação algébrica está em sua forma canônica, Onde não é um número inteiro positivo (número natural). O maior expoente da incógnita em uma equação algébrica é denominado o grau da equação e o coeficiente do termo de mais alto grau é denominado coeficiente do termo dominante.
Exemplo: A equação 4x²+3x+2=0 tem o grau 2 e o coeficiente do termo dominante é 4. Neste caso, dizemos que esta é uma equação do segundo grau.
A fórmula quadrática de Sridhara (Bhaskara)
Mostraremos na sequência como o matemático Sridhara, obteve a Fórmula (conhecida como sendo) de Bhaskara, que é a fórmula geral para a resolução de equações do segundo grau. Um fato curioso é que a Fórmula de Bhaskara não foi descoberta por ele mas