Água
O planeta é praticamente todo coberto por água, em que se divide em rios, mares, oceanos, e nas águas subterrâneas que não estão visíveis, todo esse montante de água ocupa cerca de 2/3 da superfície terrestre. Sendo que 97,5% é salgada estando nos mares e oceanos; 2,493% é doce (potável), mas são encontradas em geleiras e no subterrâneo e é apenas 0,007% é doce e está disponível nos rios, lagos e na atmosfera sendo possível seu consumo.
Todo o mundo durante muito tempo e alguns ainda consideram a água como algo que teremos para sempre, mas não é bem assim que acontece, toda essa água além de estar mal dividida, ela é ainda usado de maneira inadequada, o que faz com que cada vez essa porcentagem de água disponível atualmente vá decaindo, trazendo vários problemas, como conflitos internacionais, por exemplo.
Compare as tabelas abaixo onde está clara a divisão e o consumo per capta no mundo:
Países com mais água por capta
Países com menos água por capta
A Água no Brasil
A má distribuição dos abastecimentos hídricos já é elevada o que reflete no país de forma negativa, no Brasil, por exemplo, que tem a maior porcentagem de mananciais de água doce, estando localizado na América do Sul e ainda possui em seu território o rio Amazonas que é considerado o maior rio existente no planeta. Mesmo sendo beneficiado com grande porcentagem da água do mundo, o país apresentas grandes problemas de escassez devido ao mau uso e também a má distribuição, e ainda conta com vários rios e lagos poluídos o que afeta na saúde de uma grande parte da população. De acordo com o site (http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm) pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo.
Distribuição dos Recursos Hídricos, da Superfície e da População (em % do total do