Benefícios do treinamento resistido para o idoso
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera uma nação envelhecida quando a proporção de pessoas com 60 anos atinge 7% com tendência a crescer . Neste contexto.”(GUERRA s/a)
Brasil é considerado uma nação populacionalmente envelhecida porque 8,56% do total da população é formada por indivíduos com mais de 60 anos. Portanto com a diminuição do numero de nascidos e a longevidade dos idosos faz com que cada vez mais tenhamos métodos diferentes para melhorar a capacidade funcional dos idosos ou ao menos retardar os danos ocasionados pela idade.
Uma das consequências do envelhecimento é a perca das fibras tipo II
(rápidas) e uma atrofia das fibras tipo I (lentas) em menor quantidade isso acarreta em uma maior perca de massa muscular consequentemente perde-se aos poucos a capacidade funcional prejudicando assim suas tarefas diárias, como trocar de roupa, amarrar o tênis, limpar a casa, entre outras. O exercício físico faz com que atrase essas perdas, assim, trazendo
benefícios tanto
físicos quanto social e psicológico.
Alguns artigos como o de Tribess e Virtuoso (2005) nos mostra que uma das maneiras de contribuir para a melhora da capacidade funcional do idoso é o exercício físico.
Vejamos a seguir um exemplo de programa de treinamento com intuito de melhorar as capacidades funcionais e consequentemente diminuir a perda de massa muscular do idoso.
Treinamento para idoso
Treinamento resistido
Treinamento multi articular para membros superior e inferior alternados.
Objetivo: Aumento da massa muscular
Descanso entre as series: 1’ 30
Prescrição de treino
Aparelho
Serie
Repetições
Supino
3
15
Agachamento na bola
3
15
Pulley costas
3
15
Cadeira flexora
3
15
Rosca direta
3
15
Gêmeos
3
15
Elevação lateral
3
15
Cadeira adutora
3
15
Pulley tríceps
3
15
Cadeira abdutora
3
15
Benefícios da