Função do psicologo
A discussão neste capítulo é sobre a função social do psicólogo. A psicologia é o estudo da mente e dos processos mentais a respeito do comportamento do homem. Sendo assim, o profissional na área da psicologia trabalha com esses processos mentais, entendo como os mesmos funcionam e detectando algum problema, conflito ou doença que possa prejudicar a vida do paciente para que possa tratá-los.
A função social do psicólogo é promover saúde. Com seu trabalho, visa intervir nos conflitos subjetivos de uma pessoa de modo que a mesma possa sentir-se bem com suas relações pessoais e sociais. O psicólogo tem como dever, proporcionar a qualidade de vida a partir do tratamento psicológico.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (2004),” o psicólogo atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento”.
O psicólogo estuda várias perspectivas, ou seja, várias teorias a respeito do ser humano e seu comportamento e se especializa em uma delas usando como base para o tratamento. Estudam-se técnicas para poder entender o que está implícito ao ser. O psicólogo não tem a para-normalidade de ler a mente do paciente. Portanto, através dessas técnicas estudadas, que compõem o método de consulta, o psicólogo analisa, detecta, e tenta solucionar os problemas do paciente.
Segundo Bock (2008, p.103)
Para poder trabalhar, o profissional precisa que as pessoas falem de si, contem suas histórias, falem de seus projetos, de seus sentimentos, exponham suas ideias, atuem, interatuem, para poderem ser ouvidas e observadas. Essas são as fontes de dados com os quais os psicólogos trabalham.
No Brasil, a psicologia antes de tornar-se ciência foi ramo de estudo de outras como Filosofia, Medicina, Pedagogia e Teologia. Mesmo no “Brasil-colônia” algumas concepções de alma foram presentes, principalmente para os catequizadores (jesuítas). Como exemplo o jesuíta Alexandre Gusmão, em 1685- “nenhum minino há de tam ruim