Função do 1 grau
Função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou 2° grau, ou uma função exponencial ou logaritmo.
Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume.
Assim a função do 1° grau, relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax+b), constituindo a função f
(x) =ax+b.
Função Custo C(x)
Esta relacionada ao custo da produção de um produto, pois toda empresa realiza um investimento na fabricação de uma determinada mercadoria.
C=Cv+Cf
Função Receita R(x)
A função receita está ligada ao dinheiro arrecadado pela venda de um determinado produto.
R=p.q
Função Lucro L(x)
A função lucro é a diferença entre a função receita e a função custo. Caso o resultado seja positivo houve lucro, se negativo, houve prejuízo.
L=R-C
Juros Simples
É o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou quantia paga pelo empréstimo de um capital.
Vamos supor uma aplicação no sistema de capitalização simples, ou seja, a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicial. Chamamos J os juros, P o capital aplicado inicialmente, i a taxa de juros, n o período de aplicação e M o montante composto dos juros mais o capital inicial, podemos obter o valor dos juros e do respectivo montante a partir das relações:
J=P.i.n e M=J+P=P.i.n+P
Restrição Orçamentária
A restrição orçamentária para a compra de dois produtos A e B, de acordo com um orçamento determinado, é dado pela a expressão:
Valor gasto com A + Valor gasto com B= Orçamento
Diferenciação Total
Definição: uma função de 1° grau é dada por y=f(x)=mx+b com m 0, onde m é chamado de coeficiente angular, ou taxa de variação média, ou simplesmente taxa de variação da variável dependente, y em relação á variável independente, x e pode ser calculado pela