Função de 1 grau
O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no cálculo estatístico de animais em extinção, etc. O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume.
Sendo assim, a função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b
A função de primeiro grau, também chamada de função linear, é a função descrita por meio da expressão f(x)=ax+b. Seu gráfico é representado no plano cartesiano (aquele plano de coordenadas com os eixos x e y) por uma reta inclinada -- por isto, talvez, seja chamada de função linear, Sua expressão praticamente é a de uma equação do 1º grau (ax+b=0), mas não devemos confundir as duas.
A representação gráfica de uma função do 1° grau é uma reta. Analisando a lei de formação y=ax+b,
Notamos a dependência ente x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com eixo y no plano cartesiano.
FUNÇÕES CUSTO, RECEITA E LUCRO DO 1º GRAU
22/10/2008 — universomatematico
Seja “x” a quantidade produzida de um produto. O custo total de produção (ou simplesmente custo) depende de “x”, e a relação entre eles chamamos de função custo total (ou simplesmente função custo) e a indicamos por C(x).
Existem custos que não dependem da quantidade produzida, tais como aluguel, seguros e outros. A soma desses custos que não dependem da quantidade produzida chamamos de custo fixo e indicamos por CF(x). A parcela do custo que depende de x chamamos de