função custo e lucro
Função Demanda: Esta função relaciona a quantidade demandada (x) e o preço (p) de uma mercadoria. Em outras palavras, descreve o comportamento do consumidor, que compra mais quando o preço cai e compra menos quando o preço sobe. Essa variação inversa entre preço e quantidade demandada que se observa na Função Demanda é chamada Lei da Demanda e caracteriza uma função decrescente.
Exemplo: Em uma pesquisa verificou-se que 10 relógios são vendidos quando o preço é de $80,00 e 20 relógios são vendidos quando o preço cai para $60,00 a unidade. Determinar a função demanda e traçar seu respectivo gráfico.
Função Oferta: Relaciona o preço como função da quantidade ofertada. Ao contrário da função Demanda, a oferta é uma função crescente, pois no aumento dos preços, os fornecedores colocam uma quantidade maior do produto no mercado.
Exemplo: Quando o preço do relógio for de $20,00, nenhum relógio está disponível no mercado; quando o preço for de $90,00, 140 relógios estão disponíveis no mercado. Determinar a função oferta e traçar seu respectivo gráfico.
Equilíbrio de Mercado: Foi visto que no caso da função de Demanda, uma elevação no preço corresponde a uma redução na quantidade demandada e no caso da função Oferta, uma elevação no preço corresponde a uma elevação na quantidade ofertada. Então, até que nível variará o preço, se, de um lado o consumidor deseja preços sempre menores e do outro, o produtor interessa-se por preços sempre maiores? E a esse preço, quais serão as quantidades consumidas (demandadas) e produzidas (ofertas)? Haverá um preço que satisfará, em termos de quantidade, aos consumidores e produtores: é o chamado Preço de Equilíbrio.
Exemplo: Determinar o Preço de Equilíbrio para os relógios.
FUNÇÕES DEMANDA E OFERTA – EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
1. Um comerciante vende certo produto por R$ 49,00 cada unidade e observa que consegue vender 15 unidades por semana. Ele observou que, se cobrasse