Matematica financeira
Ct = Cf + Cv
Na qual:
Ct é o custo total
Cf é o custo fixo
Cv é o custo variável Os custos fixos independem da quantidade produzida e estão sempre presentes na linha de produção, como salários e aluguel. Em termos relativos, quanto maior for o volume de produção ou venda, menores serão os custos fixos por unidade. Cf = K (K>0)
(Sendo K uma constante de produção) Como o custo fixo constante, se quisermos representá-lo graficamente, teremos que fazê-lo por meio do gráfico da função constante, que é uma reta paralela ao eixo horizontal. Veja o exemplo abaixo:
Já o custo variável tem relação direta com o nível de produção e, quando zero unidades é produzida, o custo variável é zero. Os custos variáveis compreendem a matéria-prima e as embalagens, entre outros itens. Texto 2 O custo variável de um produto pode ser obtido multiplicando-se seu custo unitário de produção pela quantidade produzida, ou seja:
Cv = pu . q
No qual pu é o preço de custo ou o custo unitário de produção q é a quantidade produzida, que é aqui é considerada variável
Cv é o custo variável de produção Podemos ilustrar a relação entre o custo total, o custo fixo e o custo variável por meio de um gráfico genérico:
Observe que a função custo total somente é definida no primeiro quadrante do sistema de eixos, pois não faz sentido pensarmos em custo negativo ou quantidades negativas.
Podemos inferir também que a função custo depende diretamente das parcelas