Corrosão
Mais de centenas de obras começam a cada dia, e todas elas precisam de alguém qualificado para que a obra seja executada, que são os engenheiros civis. Muitas delas após serem finalizadas, em pouco tempo já começam ter alguns problemas, como infiltração, fissuras e corrosão nas armaduras, podendo afetar não só a estética do edifício, mas também a estrutura.
Diria que 50% das falhas já vêm no projeto. Outros 50% podem ser repartidos em material deficiente, mão de obra mal treinada e falhas gerais de execução e ate de uso da obra. (ERCIO THOMAZ, REVISTA TÉCHNE-JUNHO 2011). Por isso é sempre importante verificar e analisar sempre a obra, e saber como evitar esses tipos de males. Uns dos problemas sérios que afeta a obra é a corrosão das armaduras, já citado no parágrafo acima, esse problema pode ocorrer por varias situações.
Causas da corrosão
As armaduras de aço dentro da massa de concreto são protegidas contra a corrosão, pelo fenômeno da passivação do aço, decorrente da grande alcalinidade do meio ambiente, pois o ph da água existente nos poros atinge valores até superiores a 12,5.
Em ambientes com essa alcalinidade, forma-se na superfície das barras de aço um camada microscópica impermeável de oxido de ferro, que constitui a chamada película passivadora.
Quando há uma corrosão na armadura é porque a película passivadora foi destruída, isso pode ocorrer devido a três causas: * Redução do ph, abaixo de 9, por efeito da carbonatação da camada de cobrimento da armadura; * Presença de íons cloreto (Cl-) ou de poluição atmosférica acima do valor crítico. * Lixiviaçao do concreto na presença de fluxos de água que percomem através de sua massa.
Sempre se lembrar de seguir as normas para especificar espessuras de cobrimento que são a,5 a 1,0 acima dos mínimos absolutos regulares.
Corrosão das armaduras dentro do concreto
Antes de começar a falar das armaduras é importante saber que quando o concreto, é de boa qualidade, é um