graduação
A entrevista clínica é uma técnica absolutamente importante que possui diversas formas de ser abordada, conforme o objetivo específico e a orientação do entrevistador, porém devemos destacar que como principal característica da entrevista, a investigação é um de seus aspectos mais relevantes, pois, a partir dela o entrevistador tem a possibilidade de traçar um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção que beneficie a pessoa entrevistada.
A entrevista clínica é o único procedimento capaz de adaptar-se à diversas situações clínicas relevantes e de fazer explicitar particularidades que escapam a outros procedimentos, principalmente aos padronizados. Por isso a entrevista clínica obtém destaque no campo da avaliação psicológica.
As entrevistas podem ser divididas em estruturadas, que são pouco utilizadas na clínica, geralmente a aplicação desse tipo de entrevista é mais frequente em pesquisas, suas perguntas são quase sempre fechadas e buscam respostas específicas a questões específicas. Entrevistas de livre estruturação, são técnicas de entrevistas que estão sendo gradativamente especificadas, de modo que a estrutura pode ser mais claramente definida principalmente depois do surgimento de manuais psicoterapêuticos. E por fim, as entrevistas semi- estruturadas que são denominadas desta maneira devido ao fato de que o entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los, de como essas informações devem ser obtidas, quando ou em que sequência, ou seja são bem planejadas e de grande eficácia.
Quanto a classificação das entrevistas em relação a seus objetivos, a maior complexidade está na decorrência entre as diferentes abordagem, que aparentemente possuem o mesmo objetivo, porém, atuam de maneiras completamente diferentes. A entrevista de triagem tem como objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento, é também