Funçoes
*Função Polinomial
Definição: Toda função na forma P(x) = anxn + an-1xn-1 + ... + a2x2 + a1x + a0, é considerada uma função polinomial, onde P(x) está em função do valor de x. A cada valor atribuído a x existe um valor em y, pois x: domínio da função e y: imagem.
Exemplo: g(x) = 4x4 + 10x2 – 5x + 2: polinômio grau 4
*Função Exponencial
Definição: A função denominada como exponencial possui a relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente. A lei de formação de uma função exponencial indica que a base elevada ao expoente x precisa ser maior que zero e diferente de um.
Exemplo: y = 3 x + 4
*Função Logaritmica
Definição: Toda função definida pela lei de formação f(x) = logax, com a ≠ 1 e a > 0, é denominada função logarítmica de base a. Nesse tipo de função o domínio é representado pelo conjunto dos números reais maiores que zero e o contradomínio, o conjunto dos reais.
Exemplo: f(x) = log10x
*Função Constante
Definição: Uma função é dita constante quando é do tipo f(x) = k, onde k não depende de x .
Exemplo: f(x) = 5
*Função Identidade
Definição: É uma função f: R R que para cada x em R, associa f(x)=x. O gráfico da função identidade é uma reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrante (x=y), ou seja, a reta passa pela origem (0,0). Por essa mesma razão ele se parece com a função linear.
Exemplo: f’(2x) = 2.1 = 2
*Função Linear
Definição: Chama-se função linear à função definida por: (Y=ax+b a0; b=0) onde A e B são números reais quaisquer, com a devida restrição em B, isto é, tem que ser igual a zero.
Exemplo: f(x) = -2x (a= -2, b = 0)
*Função Afim
Definição: Uma função definida por f: R→R chama-se afim quando existem constantes a, b que pertencem ao conjunto dos reais tais que f(x)= ax + b para todo x ∈ R.
Exemplo: f(x) = 2x + 1 (a = 2, b = 1)
*Funções Trigonométricas
Definição: Funções trigonométricas são funções angulares, importantes no estudo dos