Funçoes Organicas
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI
Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Química Geral e Orgânica
Professor: Edney Carlos
Aluna: Priscila Alves de Oliveira Silva
Funções Orgânicas
Na química orgânica as funções orgânicas são compostos orgânicos que têm estrutura química semelhante e, consequentemente, comportamento químico similar. Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. As principais Funções orgânicas são:cetonas,aldeídos,ácidos carboxílicos,alcoóis,fenóis,ésteres,éteres,aminas e haletos.
HIDROCARBONETO
Os hidrocarbonetos são a função mais simples da Química Orgânica. A partir do conhecimento desta função é possível montar com facilidade as demais funções.
Os hidrocarbonetos têm grande importância para a Indústria Química. O petróleo e o gás natural são fontes de hidrocarbonetos. É o ponto de partida para a produção de combustíveis, plásticos, corantes e tantos outros produtos úteis ao homem.
Os hidrocarbonetos se dividem de acordo com a sua estrutura e tipo de ligações entre carbonos. São tipos de hidrocarbonetos:
Alcanos;
Alcenos;
Alcinos;
Alcadienos;
Cicloalcanos;
Cicloalcenos;
Aromáticos;
Essas substâncias podem ser reconhecidas pela presença de um átomo ou grupo de átomos específicos denominados GRUPOS FUNCIONAIS (parte da molécula onde ocorre a maioria das reações químicas. É a parte que determina, efetivamente, as propriedades químicas do composto, e também algumas propriedades físicas).
Funções Orgânicas Hidrogenadas
ALCANO ou PARAFINA;
ALQUINO ou ACETILENO;
ALQUINO ou ACETILENO;
CICLOALCANO ou CICLANO ou CICLOPARAFINA;
CICLOALQUENO ou CICLOALCENO ou CICLENO ou CICLOOLEFINA;
ARENO ou HIDROCARBONETO AROMÁTICO;
Funções Orgânicas Oxigenadas
ÁLCOOL;
FENOL;
ÉTER;
ALDEÍDO;
CETONA;
ÁCIDO CARBOXÍLICO;