Contabilidade - Ativo, Passivo, Pat. Liquido
Função da Contabilidade As principais funções da contabilidade são: organizar, registrar, analisar e demonstrar as modificações ocorridas no patrimônio da empresa em virtude da sua atividade econômica ou social que a empresa exerce dentro do contesto econômico.
Registrar: lanças em sistema e todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário.
Organizar: gerir um sistema de controle adequado, onde todas as informações podem ser encontradas de forma fáceis e rápidas e acima de tudo assegurando que estas não se percam ou possam ser extraviadas.
Demonstrar: com base nas informações de registros expor periodicamente por meios de demonstrativos a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa.
Analisar: os demonstrativos devem ser analisados com a finalidade de orientar as áreas relacionadas a contabilidade.
Balanço Patrimonial Este reflete a posição econômica da empresa em um determinado período, sendo assim orienta investimentos, fazer reservas ou cortar despesas, e se for o caso prevenir futuros resultados negativos. O Balanço Patrimonial é dividido em 3.
Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido
Ativo: Consiste em bens, direitos e quaisquer recursos obtidos e movimentados pela empresa, sejam eles a curto ou longo prazo. Abrange também os investimentos da empresa como títulos públicos ou privados que a empresa venha a receber.
Passivo: Consiste nas obrigações, ou seja, deveres que a empresa tem que cumprir como pagamentos de funcionários, fornecedores. Também tem a classificação de curto e longo prazo de acordo com o tempo de liquidação de devidos.
Patrimônio Liquido: Pode ser considerado como a diferença entre a Ativo e o Passivo, ou seja, corresponde aos valores que a empresa tem em caixa disponível. Estes valores podem ser transformados em investimentos, reservas ou em outros bens.