Tecnicismo x Neotecnicismo
A consolidação do neotecnicismo no Brasil.
Tecnicismo x Neotecnicismo
O neotecnicismo surgiu de uma pratica educacional no Brasil chamada tecnicismo, essa técnica foi inspirada nas teorias Behavioristas de aprendizagem que tem um significado de uma conduta de comportamento e consistem na educação reprodutivista. Essa pratica teve sua intenção politica influenciada pelos acontecimentos tecnicistas nos EUA.
Aqui no Brasil nas décadas de 60 e 70 foi quando o movimento se intensificou pois a politica que tínhamos era militar, querendo formar os cidadãos que estivessem moldados no sistema. O professor era um mero reprodutor de conhecimento tornando o ensino muito mecânico, a escola se fortalecia, pois formava pessoas prontas simplesmente para obedecer a normas e regras, como por exemplo o exercícios de completar lacunas onde bastava seguir o enunciado. Essa era uma pratica muito usada dentro de sala de aula onde se formava o cidadão de acordo com aquilo que a classe dominante determinava continuando com o poder, dominando e introduzindo o conhecimento através da escola de uma forma subjetiva para atuar nas fabricas.
Atualmente encontramos nas escolas muitas praticas da teoria tecnicista, como por exemplo, o ensino por ciclos que mostra que continuamos em busca de elementos que nos proporcionem uma educação digna e libertadora.
No inicio da década de 90 foi onde o interesse do sistema capitalista pela vida escolar poderia trazer algumas consequências, pois nessa nova pratica tecnicista será cobrado um novo professor, uma nova didática, uma nova escola. Isso foi denominado o neotecnicismo, os reformadores empresariais defendem e argumentam que o português e a matemática são as matérias básicas para se formar cidadania, mas não definem o que entendem por cidadania o que se resume em apenas atender os interesses empresariais, o único problema é se limitar ao básico e não abrir a mente para o não básico. Ninguém passa