Fungos de pães
Camila Vieira
DIFERENTES GÊNEROS DE FUNGOS COLONIZADOS EM DIFERENTES TIPOS DE PÃES
Santa Cruz do Sul, julho de 2010.
2
Camila Vieira
DIFERENTES GÊNEROS DE FUNGOS COLONIZADOS EM DIFERENTES TIPOS DE PÃES
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade de Santa cruz do Sul – UNISC.
Orientador: Prof. Dr. Jair Putzke
Santa cruz do sul, julho de 2010.
3
Ao Martin, companheiro de todas as horas.
4
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu namorado pelo incentivo, pela paciência, pela compreensão e pela ajuda em todas as horas; as colegas do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Ana Paula B. Rebechi e Patrícia de Carvalho pela amizade e pelos ensinamentos. Também agradeço à Braslâmina Ind. E Com. Ltda pelo apoio, pelos dias de folga cedidos, pelo incentivo e encorajamento na realização deste trabalho.
5
RESUMO
Os fungos são elementos microbianos encontrados em todos os lugares e conhecidos popularmente como mofos e bolores. São organismos simples, heterotróficos, sem clorofila, que não possuem um tecido verdadeiro e suas células apresentam parede celular de quitina. Os fungos apresentam reprodução assexuada e sexuada e o corpo formado por um talo uni ou pluricelular. A flora microbiana dos grãos dos cereais recém colhidos, como o trigo, milho e aveia podem chegar a muitos milhões de fungos e por grama. Embora a baixa atividade aquosa dos cereais iniba eficazmente o crescimento dos microorganismos quando em condições adequadas de armazenamento, as farinhas armazenadas mantêm uma contagem constante de fungos, permitindo inúmeras espécies colonizem seus derivados. O presente estudo tem por objetivo identificar os diferentes gêneros de fungos colonizados em diferentes tipos de pães. Foram eles: Aspergillus, Aureobasidium, Mucor, Rhizoctonia e Roselínea.
PALAVRAS – CHAVE: Fungo no pão; colônias de