A importancia dos fungos nos alimentos
Cogumelos, queijos, pães e massas, bebidas alcoólicas, produtos orientais.
Cogumelos
Os cogumelos são corpos de frutificação, sendo esta, a forma de reprodução sexuada destes organismos. São alimentos muito nutritivos, com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura
Trufas: grupo de cogumelos comestíveis da família Tuberaceae que são subterrâneos. O corpo frutificado das trufas são altamente valorizados como alimento.
Queijos
Apenas uma parcela deles é processado por fungos. Tais queijos são divididos em duas categorias: os do tipo Camembert e os do tipo Roquefort azul.
Os queijos Camembert são processados por Penicillium camembertii e o Penicillium caseiolum.
Os queijos Roquefort azuis são produzidos através da ação fermentativa do Penicillium roquefortii.
Pães e massas
Os levedos Saccharomyces cerevisiae são os fungos utilizados na fabricação de pães, na forma de fermento biológico. Cada tablete de fermento contém milhões de levedos. Ao serem misturados à massa, os levedos utilizam os açúcares presentes nela para produzir energia e nesse processo liberam gás carbônico, ocasionando a fermentação, e fazendo a massa crescer.
Bebidas alcoólicas
Fungos do gênero Saccharomyces participam na fabricação de bebidas alcoólicas por realizarem fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico. Esses fungos (leveduras), são anaeróbicos facultativos, já que realizam respiração aeróbica em presença de gás oxigênio e fermentação na ausência desse gás. Por isso, na fabricação do vinho, por exemplo, evita-se o contato do suco de uva com o ar; assim, em vez de realizar a respiração aeróbica, o fungo processa a fermentação alcoólica, liberando álcool etílico e permitindo a obtenção do vinho. Outros exemplos de bebidas fermentadas são: o uísque e a cerveja.
Produtos orientais
O shoyu é um molho produzido a