fungi
Introdução
O Reino Fungi é formado por seres que possuem suas células formando filamentos emaranhados chamados hifas; o conjunto de hifas forma o micélio, que é propriamente o corpo do fungo. Todos são seres eucariontes, uns de vida livre e outros parasitas causadores de doenças. Os seres desse reino são todos heterótrofos saprófagos e apresentam a maior diversidade de enzimas digestivas. São, ao lado das bactérias, os principais decompositores, importantíssimos na reciclagem de matéria no ecossistema. São aclorofilados (sem clorofila) e, portanto, não podem realizar fotossíntese. Podem apresentar células especiais de reprodução, chamadas esporos e apresentam parede celular formada pela substância quitina (na maioria dos casos) e por celulose (poucos casos). Esses seres tem como seu carboidrato de reserva o glicogênio (como nos animais) e crescem sob matéria orgânica em decomposição, e locais úmidos e sombrios.
desenvolvimento
Os fungos, desde 1970, são classificados como integrantes do seu próprio reino: o Reino Fungi. Tais organismos têm como características principais o fato de serem eucarióticos, heterotróficos por absorção, e aeróbios ou anaeróbios facultativos. Além disso, a maioria dos fungos possui parede celular constituída por quitina.
Foto de fungo amanita muscaria fundo penicilliun usado na fabricação da penicilina(primeiro antibiótico criado)
(candida albicans) Fungo diplóide que causa infecções oral e vaginal nos seres humanos(candidiase)
Taxonomia do Reino Fungi
A classificação dos fungos é feita principalmente á base das estruturas reprodutoras, que são as mais diferenciadas do seu ciclo de vida, e no tipo de hifas.
Deste modo, tem-se os seguintes filos:
- Filo Chytridiomycota. Representado por organismos uni ou multicelulares, e que apresentam flagelos em algum momento de seu ciclo de vida: