Fungi
Phaeophyta
Sempre serão filamentosas; bentônicas; poucas são unicelulares; alguns filamentos poderão se agregar e formar uma estrutura pseudoparenquimentosa ou laminar.
Parede celular (celulose) formada de cargagerano ou ágar (similar ou dita mucilagem).
Algumas algas vermelhas depositam quantidades de Cálcio e Carbono nas suas paredes ( sua calcificação auxilia na obtenção de CO2 para a fotossíntese).
Nenhuma de suas formas é flagelada.
Apresentam meiose espórica e alternância de gerações isomórfica. (Imagem 1.1 e Imagem 1.2).
Com as substâncias que possuem em sua parede celular, as Rhodophytas possuem uma importância econômica e cultural considerável, visto que o ágar e a carrogenina são bastante utilizados na produção de cosméticos, substâncias geleificantes e espessantes.
Possui somente a clorofila a e apresenta também o pigmento acessório ficobilina (mascara a coloração verde da clorofila e dá uma coloração avermelhada, também auxiliar na fotossíntese em grandes profundidades).
Possuem como reserva de carboidratos o amido das florídeas (mais semelhante ao glicogênio).
Possuem como características em alguma parte do seu ciclo de vida um par de flagelos (um flagelo pinado ou revestido com pelos e um flagelo chicote)
Exclusivamente multicelulares sob formas macro e microscópicas; suporte as ações mecânicas; predominantemente marinhas; interligação do citoplasma por plasmodesmos.
Podem possuir formas filamentosas, pseudofilamentosa e parenquimatosa.
Parede celular recoberta por alginato (fornece resistência e flexibilidade para suporte contra choques mecânicos).
Reprodução sexuada por meiose gamética ou espórica com alternância de gerações heteromórficas; esporos e gametas possuem flagelos heteroconta e são as únicas células flagelas do ciclo de vida das Phaeophytas. (Imagem 1.2 e 2.1).
O Kelps, que atinge até 60 m de comprimento, tem grande importância econômica para a indústria alimentar e fabricação de colas, revestimentos, verniz e