Estudo Metabolismo
1 – Conceituar metabolismo, suas principais vias e funções Abaixo segue um diagrama que exemplifica a diferença entre o Anabolismo e o
Catabolismo. O metabolismo compreende exatamente estes dois caminhos principais.
Além disso, podemos dizer que estes dois processos se misturam da seguinte maneira:
2 – Conceitue enzimas, explique sua função e importância no organismo
As enzimas são substâncias geralmente protéicas, que têm dois papéis principais: acelerar algumas reações (catalisadores) e atuar em reações específicas (especificidade e regulação).
Aceleram de 109 a 1012 as reações, podem transformar centenas ou milhares substratos por minuto. Agem em quantidades (concentrações) muito pequenas e condições normais de temperatura. Diagrama de Energia:
Tipos de Enzimas: 1 ‐ Óxido‐Redutases
2 – Transferases
4 – Liases
5 – Isomerases
3 – Hidrolases
6 – Ligases
É possível verificar a diferença das energias necessárias (ver diagrama) para que as reações ocorram, com e sem enzimas. Além disso, elas atuam em áreas específicas, favorecendo algumas reações e por vezes controlando outras. Pode ter papel regulatório e inibidor.
3 – O que é centro ativo ou sitio ativo de uma enzima?
É a região onde uma reação deve ocorrer. Perceba como os sítios ativos atuam como um sistema chave‐fechadura (Modelo de Emil‐Fischer), bastante específico.
4 – O que são cofatores enzimáticos e qual suas funções? Dê exemplos
São pequenas moléculas orgânicas ou elementos inorgânicos, que podem ser necessários para o funcionamento de algumas enzimas. Vale lembrar que estes cofatores não estão ligados para sempre, mas na ausência deles a enzima é inativa.
Holoenzimas Enzima + Cofator