Fundações
Disciplina: Técnologia das Contruções
FUNDAÇÕES
Aluno: .....................................................................................
Turma:................................................
TIPOS DE FUNDAÇÕES
1. Contextualização: Sou técnico em Edificações fui contratado pela secretária de educação do município para acompanhar a execução de escolas na zona rural. Uma das construções escolares esta na fase de fundação. Como estes devem ser executados?
2. Tipos de Fundações
As fundações ou alicerces são estruturas que tem o objetivo de sustentar a edificação recebendo e transferindo a carga (peso) da edificação para uma superfície, normalmente o solo. O solo deve ter resistência suficiente para suportar seu peso, caso contrário sofrerá recalques, ou rupturas. As fundações se dividem em diretas ou superficiais e indiretas ou profundas, em função da sua profundidade no solo.
Diretas ou Superficiais
Estas fundações são construídas rente a superfície, quando este apresenta resistência capaz de suportar seu peso (carga).
Pode ser executada com: tijolos, concreto, concreto armado, pedras de mão.
Podem ser de dois tipos : • corrida – quando é executada em todo perímetro da obra, onde tem parede, será executada esta fundação. • Isolada – quando é executada em pontos isolados ligados por vigas que lhe transferem as cargas.
1. Sapata Corrida
São utilizadas em obras de pequena área e carga, (edícula sem laje, barraco de obras, abrigo de gás; água ; muros etc.).
Podem ser feitas em alvenaria, concreto ou pedra de mão.
Etapas de execução de sapata corrida
a) Abertura de vala
* Profundidade nunca inferiores a 40cm
* Largura das valas: - parede de 1 tijolo = 45cm - parede de 1/2 tijolo = 40cm
Em terrenos inclinados, o fundo da vala é formado por degraus, sempre em nível.
· mantendo-se o valor "h" em