Trabalho
Deve-se destacar os principais pontos do filme e relacioná-lo com os textos trabalhados na disciplina. Para este trabalho pode-se utilizar também as discussões realizadas em sala de aula.
Para a construção da resenha utilizar as questões respondidas em sala de aula e pesquisas na internet sobre o contexto do qual o filme trata.
Critérios de avaliação: Rigor teórico quanto ao conteúdo trabalhado, objetividade, clareza e organização textual. Ortografia e gramática.
Perguntas norteadoras: 4
a) Cenas do filme que mais lhe chamaram atenção? b) Quais as consequências de movimentos esteriotipados/sequênciados e repetitivos? c) Em que momento do filme é evidenciado a disciplina corporal? d) Quais são os aspectos do filme ligados ao corpo que podemos identificar no nosso cotidiano e que necessariamente não estão ligados ao mundo do trabalho?
O Filme mostra as principais criticas ao capitalismo, onde os empregados de uma fábrica eram tratados como robôs, que faziam serviços bem repetitivos e longos. Charles Chaplin que era o principal personagem fazia o trabalho de apertar parafusos, ele era tão acostumado com a sua tarefa que já desempenhava com facilidade. Por sempre fazer o mesmo serviço repetitivo, o trabalho fez com que Charles Chaplin ficasse nervoso e começasse a apertar tudo o que fosse parecido com parafusos, e com isso foi parar em um hospital, onde ficou um bom tempo internado para se recuperar de ter surtado.
Essa indústria era muito preocupada com os seus lucros, e seus trabalhadores, não tinham vida, pois trabalhavam com cargas horárias muito