Virtualização jurídica
Nos dias de hoje é comum utilizar-se cada vez mais ambientes virtuais. Um exemplo disso é o acesso a compras online, comunicação com outras pessoas, e o maior exemplo de virtualização é a declaração do Imposto de Renda, tornando eficaz, rápida e segura à entrega anual. Com esses avanços o Poder Judiciário não ficaria imune a essas tendências, tornando prática a comunicação e favorecendo o meio ambiente.
Objetivo
A virtualização tem como objetivo tornar rápida e eficaz a comunicação entre os envolvidos no processo, agilidades nos trâmites processuais, redução de custos e aplicar os três pilares da sustentabilidade; Meio Ambiente deixando de imprimir páginas para o processo e assim reduzindo o desmatamento, Responsabilidade social: deixamos de poluir com transporte para o deslocamento do processo, torna o judiciário mais barato e o resultado rápido aos envolvidos e o último pilar a Economia que diminui o transporte quando o processo é tramitado em outras comarcas e também a redução de cópias processuais.
Metodologia
Neste artigo usaremos pesquisas bibliográficas focadas em cunhos físicos e virtuais.
Também neste artigo usaremos pesquisa exploratória onde será estruturado um questionário de perguntas fechadas e abertas em direção ao tema proposto.
Desenvolvimento
A virtualização veio para a evolução da sociedade, mas como toda evolução traz os seus contras, hoje nosso estado é muito falho na rede de telecomunicações, cidades do interior ainda sofrem com a falta de estrutura para dar a elas condições de acessos à internet cada vez mais rápida, cartórios deixam de publicar suas decisões judiciais pela falta de estrutura que deveria ter sido estudado no inicio da virtualização dos processos.
De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Psicologia foram avaliados os servidores do poder judiciário e foi constatado que após a virtualização aumentou-se os casos de problemas de saúde, entre os que percebem o aumento da quantidade de trabalho,