fundações
Fundações
Sapatas
Estacas
Fortaleza-CE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
(FUNDAÇÕES RASA E PRFUNDAS)
SAPATAS
(ISOLADA, CORRIDA, ASSOCIADA, AVANCADAS)
ESTACAS
(PROTENDIDAS, ARMADA E MADEIRA)
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
A fundação é um termo utilizado na construção civil para designar as estruturas responsáveis por transmitir as cargas da edificação para o solo. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas; fundações rasas ou diretas e fundações profundas.
Fundação
Fundação é o elemento estrutural que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.
Fundação rasa
É o elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
Os tipos de fundações rasas são as sapatas, os blocos, as sapatas associadas, os “radiers” e as vigas de fundação.
Fundação profunda
Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m.
São tipos de fundação profunda as estacas pré-moldadas, estacas