assuma a responsabilidade
O problema é que muitas vezes ficamos presos a coisas que não podemos mudar e esquecemos do que podemos fazer agora para melhorar o presente e o futuro. Perdemos tempo pensando como seria nossa vida se tivéssemos condições mais favoráveis: Se meu pai fosse rico... Se minha família tivesse sido amorosa... Se eu fosse bonito... Se eu tivesse a habilidade de falar bem... Se eu não tivesse sofrido aquele tipo de violência... Se eu tivesse minha mãe presente... Se o Brasil fosse melhor...
Todos esses pensamentos são apenas desculpas para justificar nossa atual situação e evitar assumir a responsabilidade de mudar de hoje por diante. É uma perda de tempo total. Não que o passado não tenha influência, pois é claro que tem, mas há muito que se pode fazer hoje independente do que já passou.
Mas esses pensamentos rondam a cabeça de todo mundo. É importante saber identificá-los, para que possam ser tratados e assim mudar o padrão de pensamento. A *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui)pode nos ajudar a limpar esses pensamentos e adquirir um padrão mais positivo.
Dirigir a própria vida significar assumir a nossa parte de responsabilidade pela situação atual que estamos, e fazer o que estiver ao nosso alcance para melhorar o presente e o futuro. Sem se lamuriar do passado, sem se queixar das condições adversas, deixando de lado o que não podemos mudar. Quem age dessa maneira, tem muito mais controle e influência sobre o próprio destino. Note que assumir a responsabilidade é bem diferente de ficar se culpando.
No livro de T. Harv Eker, Os Segredos da Mente Milionária, tem o seguinte pensamento, que vou transcrever aqui, e que ilustra bem a diferença