Fundações
NOTAS DE AULAS
MECÂNICA DOS SOLOS
FUNDAÇÕES
2010
1-32
Mecânica dos Solos
Prof. Dorival Rosa Brito
1
FUNDAÇÕES
I. INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA
A. CONSIDERAÇÕES GERAIS
A investigação das propriedades mecânicas dos solos é fundamental para que sobre ele se assente uma edificação com a segurança necessária.
Mesmo que isto implique em uma despesa adicional, este custo não é relevante se forem consideradas as despesas que um reforço de fundação envolve, as conseqüências de sedimentos de fundação na supra estrutura e até os riscos de rupturas inesperadas. O conhecimento do solo é condição necessária para a elaboração de um projeto de fundação racional e seguro.
B. SONDAGENS DE RECONHECIMENTO - NBR – 8036
A NBR – 8036 indicam exigências mínimas para garantir o reconhecimento das condições do solo.
Alguns itens básicos de uma investigação de sondagem são:
• Número mínimo de sondagens;
• Localização dos furos de sondagem;
• Profundidade.
B.1. Número mínimo de sondagens
Em qualquer caso o número mínimo de sondagens deve ser dois.
Deve ser feito um furo a cada 200 m² de edificação em planta de até 1200 m² e um furo a cada 400 m² de edificação em planta para áreas entre 1200 e 2400 m². Para áreas superiores a 2400 m², deve ser realizado plano específico. Para áreas de edificação em planta menores do que 200 m², no mínimo 2 furos e para áreas entre 200 e 400 m², no mínimo 3 furos.
B.2. Localização dos furos
Distância máxima de 100 m entre furos, sendo a distância adotada normalmente, entre 15 a 20 m.
Devem ser priorizadas as posições relevantes na obra e pontos de maior carga, assim como, por exemplo, escadas, elevadores e reservatórios. Esta priorização pode ser atendida de antemão se já for conhecido o projeto arquitetônico da edificação, caso contrário, podem surgir pontos de sondagem a analisar após a definição do projeto. As sondagens não devem estar alinhadas e devem ser realizados furos próximos aos