fundações
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA CIVIL
DETERMINAÇÃO DA FUNDAÇÃO TÉCNICA-ECONOMICAMENTE VIÁVEL PARA O PILAR DE CARGA MÉDIA
Adriano Barella Miguel Ângelo Gonçalves Simone Urguim Sirlei Koswoski
Professor: Antônio Thomé Disciplina: Fundações
PASSO FUNDO, MAIO DE 2007.
INTRODUÇÃO
Segundo Alonso a escolha de uma fundação para uma determinada construção deve ser feita somente após constatar que a mesma satisfaz às condições técnicas e econômicas da obra em questão.
Para isso, deve-se conhecer a proximidades dos edifícios limítrofes, suas fundações e o estado das mesmas, as características do subsolo, as cargas á serem transmitidas à fundação e as limitações dos tipos de fundações existentes no mercado.
A fundação a ser executada será escolhida por eliminação, sendo eleita à fundação que satisfaça tecnicamente ao caso em questão.A seguir, é feito um estudo comparativo de custos dos diversos tipos selecionados, visando escolher o mais econômico.
A determinação do a fundação técnica e economicamente viável para um edifício residencial a ser construído num determinado terreno (de onde se tem os resultados da sondagem SPT) constitui o objeto de estudo deste trabalho.
1. O Projeto
O projeto a ser analisado é constituído por um edifício residencial de 9 pavimentos. Nos fundos do terreno, há uma edificação térrea utilizada como salão de festas. Esta área será desconsiderada para efeito de cálculos.A figura 01 apresenta a planta de implantação do empreendimento.
Figura 01- Planta de Situação e Localização do Empreendimento
2. O Terreno
A sondagem do terreno foi realizada em 2 cotas diferentes: na cota 100,431 m e 2 furos na cota 99,877 m. Para realização do estudo de viabilidade, foi considerado o perfil da cota 99,877 m, que está apresentado na figura 02.A escolha deste