Efeito Estufa
A causa de todas as variações meteorológicas na Terra é devido a posição do Sol em relação ao nosso planeta. Sendo que as estações do ano são causadas pelo movimento orbital da Terra.
O aquecimento do ar pela energia solar provoca uma diferença na densidade deste, provocando o seu deslocamento que vai ocasionar a formação dos ventos no planeta. Assim todo movimento da atmosfera terrestre é ocasionado pela energia solar que chega até a Terra, sendo este movimento o responsável pelas condições meteorológicas.
Durante toda a história do planeta ocorreu um equilíbrio entre a quantidade de energia recebida do Sol e a quantidade refletida pela Terra. Alguns fatores naturais provocaram no decorrer da história alguns desequilíbrios, que provocaram alterações significativas no clima.
“O Sol emite radiação de onda curta a uma razão que varia pouco, pelo que é designada constante solar. Esta emissão fornece a energia para toda vida natural e movimentos no nosso planeta. Quando atinge a Terra a radiação solar é refletida, retrodifundida e absorvida por vários componentes: 6% é retrodifundida para o espaço pelo próprio ar, 20% é refletida pelas nuvens e 4%,pela superfície do Globo. Deste modo, 30% da radiação perde-se para o planeta por este processo, que coletivamente constituem o albedo. As nuvens absorvem 3% da radiação solar restante, ao passo que o vapor d’água, as poeiras e outros componentes no ar contam para mais 16%. O resultado de todas estas interferências atmosféricas é garantir que apenas 51% da radiação solar incidente atinja verdadeiramente a superfície do Globo.”
Devida a forma esférica da Terra existe uma diferença na quantidade da energia solar recebida nas regiões tropicais e polares. A ocorrência de nuvens em certas regiões também dificulta a absorção da energia solar pela Terra.
“A entrada da radiação Solar tem de ser equilibrada por uma saída de calor enviada pela Terra, o que resulta de radiação pela atmosfera. Ao contrario da