Fundações
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia.
Assim as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso,o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Para se escolher a fundação mais adequada, devem-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação, em ordem crescente de complexidade e custos. Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação.
Tabela 1:de tipos de fundações
Fundações diretas rasas
Blocos e alicerces
Sapatas
Corrida
Isolada
Associada
Radiers
Alavancada
Fundações diretas profundas
Tubulões
Céu aberto
Ar conprimido
Fundações indiretas
Brocas
Estacas de madeira
Estacas de aço
Estacas de concreto pré - moldadas
Estacas de concretomoldadas in loco
Strauss
Franki
Raiz
Barrete/Estação
Estaca Hélice Contínua
Blocos e alicerces
O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes
Os alicerces em alvenaria só podem ser empregados para casas térreas e em terrenos firmes.
Se o terreno não for muito firme, isto é for formado por barro muito úmido ou argila mole ou solos com presença de água, o alicerce deve ser feito com vigas baldrames de concreto armado.
1.1.1. Sapata Corrida
A sapata corrida é contínua, isto é, percorre