Sudeste – Geografia – Clima, Relevo e Vegetação.
Possui 10,9% da área total do Brasil. O relevo é composto por planaltos, planícies e depressões. O clima varia conforme cada localidade, podendo ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. A cobertura vegetal é diversificada, com áreas de Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de Araucária e vegetação litorânea.
Tropical - ES, RJ, norte de MG, oeste de SP. Apresenta temperaturas médias anuais elevadas e duas estações definidas: verão chuvoso e seca de inverno.
Tropical de Altitude - ocorre nos trechos mais elevados do relevo e caracteriza-se por temperaturas mais suaves (média anual em torno de 18°C).
Subtropical - aparece no sul de SP, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas médias anuais mais baixas, entre 16°C e 17°C, apresentando grande amplitude térmica anual.
Semiárido - ocorre ao norte de MG, apresenta estação seca anual de 4 a 5 meses ou até mais nos vales do Rio São Francisco e Jequitinhonha. As temperaturas são mais elevadas e há menos umidade.
Vegetação da Região Sudeste
Varia de acordo com o clima e encontrar-se bastante devastada por causa da expansão agrícola. A Floresta Tropical é predominante na Região Sudeste. Nas encostas próximas do oceano, a Mata Atlântica é bastante rica em árvores altas, cipós, etc. Na medida em que ela adentra o continente, devido ao clima seco, a mata fica menos densa.
Relevo da Região Sudeste
O relevo do Sudeste pode ser dividido em cinco partes:
• Planícies e terras baixas costeiras: podem variar entre grandes baixadas e partes mais estreitas favorecem a formação de costas altas, que entram em contato direto com o oceano Atlântico. Formam muitas praias, restingas, lagoas costeiras e baías;
• Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste: são conhecidas também como planalto Atlântico, é a parte mais acidentada. Sua característica é a formação de muitas serras cristalinas muito antigas,