Fundamentos
Goiânia, abril
2013
Universidade Anhanguera - Uniderp
Curso: Serviço Social III
Professora: Darleide Jubé
Tutor a distância: Lindolfo A.Martelli
Nome: Bárbara Batista RA:374254
Nome: Leticia Fernandes Viana de Mello RA:349858
Nome: Raimunda Nonata de Souza RA:364198
Nome: Selma Maria Vieira de Sena RA:368246
Nome: Valderci Rustiguel Viana RA:349861
MOVIMENTO DE RECONSILIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Goiânia, abril
2013
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Introdução:
Abordaremos no texto a seguir temas que nos ajudam a compreender a origem e as reformas realizadas no decorrer do crescimento social a respeito do Serviço Social. Eventos e documentos como Araxá, Teresópolis, Sumaré e do Alto da Boa Vista mostram como foi adequado o Serviço Social às tendências políticas.
Mostraremos a importância da Igreja Católica para o Serviço Social, que surge como desdobramento da ação social através da igreja. E a Regulamentação da Profissão que se consolidou uma perspectiva de transformação social e um projeto ético político da profissão que tem profundas raízes no movimento de reconceituação do serviço social.
Desenvolvimento:
As formulações registradas nos documentos de Araxá e Teresópolis, marco caniço da perspectiva modernizadora do serviço social em nosso País, simultaneamente configuram a sincronização da representação social ao projeto e a realidade globais da “modernização conservadora” que o estado ditatorial levava a cabo e contribuíram no plano específico do universo profissional para o seu processo renovador, intervindo no