Mineralogia classe dos minerais
TURMA : GEOL.OGIA
DICIPLINA: MINERALOGIA
PROF. CÉSAR
TRABALHO: CLASSE DOS MINERAIS
ALUNO : CHARLES SANTOS DE JESUS
Em química, um sulfeto ou sulfureto é a combinação do enxofre (estado de oxidação -2) com um elemento químico ou um radical. Há poucos compostos covalentes do enxofre, como o dissulfeto de carbono (CS2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S) que também são considerados como sulfetos. A maioria são sulfetos metálicos.
Muitos sulfetos são significativamente tóxicos por inalação ou ingestão.
Nomenclatura
A nomenclatura oficial segue a regra:
Sulfeto de nome do elemento ligado ao enxofre.
ZnS – Sulfeto de zinco
CaS – Sulfeto de cálcio
H2S – Sulfeto de hidrogênio
Produção e Usos
O sulfeto de sódio é produzido industrialmente aquecendo-se sulfato de sódio com carvão. Este era parte do processo Leblanc, uma das principais formas desenvolvidas no século passado como intermediária para produção de carbonato de sódio, sendo abandonada pela poluição que causava e pelo desenvolvimento do processo Solvay.
Dois dos principais usos dos sulfetos são no curtimento de couros e na fabricação de papel pelo processo kraft. Existem também aplicações medicinais[1]
Por formar compostos insolúveis em ácidos com vários metais pesados, o sulfeto é usado na "inativação" destes (por exemplo: mercúrio, chumbo, cobre).
Outras Reações
Vários sulfetos, quando expostos a ação de um ácido mineral forte, liberam sulfeto de hidrogênio.
H2SO4 + CaS → CaSO4 + H2S↑
Alguns sulfetos não são solúveis em ácidos, só sendo dissolvidos quando oxidados.
Uma exemplo perigoso desta oxidação dos sulfetos é durante a mineração de muitos minérios de ferro: os sulfetos de ferro não podem ser aproveitados para produção de aço, pois enfraquecem o aço e são difíceis de retirar da liga. Assim, o sulfeto é deixado de lado em alguns lugares e se oxida ao ar, formando nuvens de dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio, poluindo o meio