fundamentos
O trabalho do assistente social esta interligado as relações sociais vigentes nessa sociedade, onde o desenvolvimento capitalista traz muitas alterações na realidade em que intervém.Estudar os fundamentos dessa profissão fazem com que a cada dia tenhamos mais garra para lutar pelo que realmente interessa, o bem estar da população. É importante citar o contexto histórico em que ocorrem as mudanças na profissão, de acordo com a necessidade do momento em romper com antigos métodos ligados ao conservadorismo da época, o qual se mostrava ineficiente. A reconceituação sem dúvida foi um marco na história do serviço social. Para entendermos a presente atuação do profissional foi preciso buscar respostas. Trajetória marcada por grandes lutas é que se foram construídas as pavimentações de sua metodologia e identidade.
Este trabalho vem discutir acerca dos métodos ou metodologia adequada para interagir sejam no trabalho de pesquisa ou intervenção. Ter este conhecimento é base fundamental para se atingir um bom resultado seja na elaboração de uma pesquisa ou na realização de uma intervenção, garantindo assim o acesso a direitos fundamentais à toda população.
.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
O Assistente Social se insere em uma realidade complexa e contraditória, encontrando em sua prática limites para uma atuação diferenciada daquela instituída tradicionalmente. Cabe ao Assistente Social refletir sobre este fazer burocrático, tendo como eixo norteador o projeto político-profissional do Serviço Social, para então vislumbrar novas alternativas profissionais.
Para Iamamoto (2001, 20):
“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só