Fundamentos
Com base nos conceitos abordados na aula 1 (LPT), todo texto ao ser produzido se insere em dois contextos: o físico e o social. Lembrando que não existe texto sem contexto, pois ao produzirmos um texto, precisamos dos elementos desses contextos. E, são esses contextos que nos levam a uma melhor compreensão textual, mais crítica, mais interpretativa e menos ingênua. Para que possamos compreender melhor esses contextos, vejamos a seguir o quadro que ilustra todos os elementos presentes nesses contextos:
CONTEXTO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Físico
Social
Emissor: (aquele que produz o texto. Ex. citar o nome de quem produziu o texto)
Papel social do emissor: (refere-se ao papel social que representamos no momento da produção social, função ou cargo. Ex. escritor, autor, jornalista, professor, médico, político...)
Destinatários: (àqueles para quem o texto é dirigido)
Papel social dos destinatários: (refere-se ao público alvo, a quem o produtor do texto quer se referir).
Lugar de produção: (lugar físico onde o texto é produzido)
Lugar social de produção: (refere-se ao lugar social que o produtor do texto representa. Ex. a empresa que trabalha ou a instituição que representa)
Momento de produção: (refere-se à data, quando o texto foi produzido)
Momento social de produção: (refere-se à data, quando o texto foi produzido)
Obs. O mesmo citado no contexto físico.
Suporte: (refere-se à língua e linguagem utilizadas no momento da produção textual)
Veículo: (meio de comunicação em que o texto veicula. Ex. TV, rádio, jornal...)
Objetivo do texto: (refere-se à temática, ao assunto discutido no texto, o que está explícito, ou seja, o que depreendemos do texto)
Intencionalidade do autor: (além do objetivo do texto, que deverá ser retomado neste item, mostrar as “reais intenções” que fizeram com que o autor produzisse o texto. Ex. fazer a divulgação de seu nome, de sua imagem, divulgar e vencer seus livros, fazer uma denúncia social,