Fundamentos
Política é a ciência da governação de um estado ou nação, é também a arte de negociação para compartilhar interesses. Política é uma atividade orientada ideologicamente para tomada de decisão de um grupo para alcançar determinados objetivos. Política refere-se ao exercício de alguma forma de poder, naturalmente as múltiplas consequências desse exercício.
Política é vista como um ramo de conhecimento sistematizado, referente a um determinado grupo de fenômenos regidos por leis gerais.
O papel do Educador Social e a relação com os conceitos de política.
Nas décadas de 80 e 90, intensificam-se as iniciativas sociais em favor das crianças e adolescentes, com o surgimento de entidades gorvenamentais e não governamentais de atendimento a essa parcela de população, inaugurando um novo tipo de parceria entre o público e o privado, na busca de alternativas para a questão social do país.
Neste contexto histórico-social se insere o Educador Social, cuja ação é comparável a uma chave que abre horizontes. Este educador, no seu trabalho sabe que há portas que podem ser abertas e outras cuja chave só o educando possui. Cabe-lhe desenvolver ações que respondam aos anseios dessa população.
O papel do Educador Social é ser um agente de transformação, cabe a ele auxiliar na organização dos desejos e necessidades da população com a qual ele trabalha. Ele se constitui numa referência para a comunidade, o educador social possui um olhar mais critico e analista do meio social, participando assim junto com o educando na formação de novos caminhos e novas descobertas.
O Educador Social é um profissional que está apto para intervir nas diversas situações, e age na inclusão social e no favorecimento do bem-estar social, contribui para a construção de projetos de vida.
Um dos conceitos de política que se relaciona com a área de atuação do Educador Social é: “Política é uma atividade orientada ideologicamente