Fundamentos
RICARDO BEIRA
TRABALHO DA DICIPLINA DE FUNDAMENTOS II
CURITIBA
2012
1- Defina linguagem de programação.
R.:
Umalinguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
2- Qual a diferença entre compilação e interpretação ?
R.:
Complação lê um programa numa linguagem (fonte) e o traduz para um programa equivalente noutra linguagem (alvo). Um papel importante do compilador é detectar erros no programa fonte. Se a linguagem alvo for uma linguagem máquina (executável) então o programa pode ser chamado para processar dados de entrada e produzir dados de saída.
A Interpretação lê um programa numa linguagem (fonte) e produz um valor ou um efeito no seu próprio estado
3- Explique o processo de compilação de um programação.
R.:
A compilação transforma código-fonte em programa executável pela CPU, de modo a criar programas autônomos que não necessitam da linguagem de programação para serem executados.
Codigo Fonte (linguagem de alto nível)
Compilação (Programa compilador)
Código Objeto (Linguagem de máquina)
Ligação Linkedição (Ligador linkeditor (Biblioteca))
Código Executável (Microcódigo)
4-O que determina uma linguagem de programação ser de um ou outra geração?
R.:
As linguagens de programação são divididas em “gerações”. Mas essas “gerações” não tem relação somente com a época em que foram criadas (fig 15.2), mas também com a proximidade que a linguagem utilizada para escrever os comandos tem com a linguagem natural humana.
5-Uma linguagem de programação criada hoje será de quarta geração? Justifique a sua resposta?
R.: