Fundamentos
Curso - Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Professor Tutor: Maria Laura dos Santos.
Docentes - 3º Período
Ana Caroline José Pinto – RA 4300066590
Bruna Danieli de Noronha – RA 3829704874
Carlos Antônio Marinho – RA 4518849504
Elisa Vieira Lemes – RA 4300066575
Luzia Cristina Macedo Tolentino – RA 3808625868
Abril/2013
Sorocaba/SP
“Um era o grupo de técnicas assimiladas ao longo dos séculos pela beneficência e assistência social: a entrevista, a visita domiciliar, a ajuda material direta e indireta, o aconselhamento, etc. O outro se constituía das técnicas próprias das três ou quatro disciplinas que mais influenciaram o serviço social nesses momentos (a sociologia, a medicina e o direito); a pesquisa, a prestação de informações, os trâmites e ainda que hoje nos pareça inaudito, vacinar banhar bebês [...]” (Tradução da Autora) (Pires, 2005 apud Kruse, 1976, pág. 52-53).
O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta análise visa buscar de forma abrangente e tendo como objetivo considerar as forças sociais que inspiraram as iniciativas do Movimento de Reconceituação do Serviço Social e toda sua problemática dentro de um contexto social. É necessário que se revejam os conceitos básicos da Sociologia e a importância dos mesmos para a compreensão da história cotidiana para isso vão voltar um pouco à história para obter uma melhor compreensão de todo esse processo histórico.
No final da década de 50 e no início da década de 60 houve uma crise dos padrões de acúmulos capitalistas, tendo como exemplo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitscheck