Fundamentos e origem do atletismo
As principais regras para a realização das provas de salto e de corridas devem ser repeitadas para que tudo saia como foi programado.
O atletismo é um conjunto de provas que reúne saltos,corridas e lançamentos. Essas provas existem há muito mais tempo do que imaginamos, desde a Grécia Antiga em que eram realizadas provas olímpicas e o atletismo passou a ser importante para o esporte.
Atualmente as provas são realizadas em estádios especializados e as pessoas pagam ingressos para assistir, nos estádios existem demarcações especiais para a realização de cada prova, assim como equipamentos para provas específicas como o salto com varas.
Algumas delas, como as maratonas, podem ocorrer nas ruas com a presença do público bem próxima aos competidores e, por isso é necessário que os atletas tenham a segurança de muitos policiais para os ajudarem contra invasões.
Todas as modalidades têm suas regras determinadas para que possam ocorrer com tranquilidade, se não forem seguidas pelos atletas ou por suas comissões técnicas, podem ser desclassificados ou perder os prêmios que ganharam em determinadas corridas.
Regras do atletismo: corrida
Atletas em competição de corrida
Os principais requisitos para que essa prova possa acontecer é a presença de um diretor médico, postos de água para os atletas, um convênio por parte da direção com um hospital para caso de urgência, garantias de exames contra doping, um medidor internacional e também a premiação para os atletas.
Dentre algumas regras específicas da modalidade corrida do atletismo está que em todas as corridas, até mesmo a prova dos 400 metros, cada atleta deve ter uma raia separada, com largura máxima de 1,22m, contando as linhas das raias, que são marcadas por linhas brancas de 5cm de largura.
Regras do atletismo: salto
Atleta em salto
Os saltos à distância contam com a velocidade dos atletas, cada um deles tem o direito de seis tentativas para